SEMINÁRIO NACIONAL DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE APROFUNDARÁ O TEMA DA “FOME” E AS ESTRATÉGIAS PARA A CF 2023

O Setor Campanhas da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizará o Seminário Nacional da Campanha da Fraternidade 2023 de forma on-line, entre os dias 27 e 29 de setembro. O tema central do seminário é “Fraternidade e Fome”, com o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer!” (Mt 14,16).
Nas três noites do evento, haverá uma reflexão sobre a temática da fome, abordando diferentes perspectivas, como dados atualizados sobre a realidade, análise à luz da fé e da doutrina da Igreja e ações pastorais para enfrentar esse problema. Essa será a terceira vez que a Igreja no Brasil aborda o tema da fome em uma Campanha da Fraternidade. O seminário contará com a participação de especialistas no assunto, bispos, presbíteros e assessores da CNBB.

De acordo com o padre Jean Paul Hansen, assessor de campanhas da CNBB, a primeira noite será dedicada a “VER” a realidade da fome no país e as ações já realizadas para combatê-la. Na segunda noite, será uma oportunidade de “ILUMINAR” a questão da fome com os ensinamentos do Evangelho e da doutrina da Igreja. E, na terceira noite, haverá uma reflexão sobre como “AGIR” para ajudar aqueles que sofrem com a fome, seguindo o lema da CF-2023: “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16).
O objetivo do seminário é preparar lideranças regionais, diocesanas, paroquiais e comunitárias para conduzir a Campanha da Fraternidade 2023 em suas realidades específicas. Através da reflexão embasada na realidade e na Palavra de Deus, busca-se fomentar a ação eclesial sociotransformadora.

O retorno do Brasil ao Mapa da Fome é uma realidade preocupante, com mais de 60 milhões de brasileiros vivendo em insegurança alimentar, sem acesso adequado a alimentos. O relatório da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), divulgado em julho, revela que quase 30% da população brasileira enfrenta esse problema, representando um agravamento significativo em relação aos anos anteriores.
A Igreja Católica tem se sensibilizado com essa questão ao longo do tempo e já abordou o tema da fome em Campanhas da Fraternidade anteriores, como em 1985. Na encíclica “Fratelli Tutti”, o Papa Francisco também enfatiza o escândalo da fome, denunciando o sistema atual como assassino e destacando a necessidade de eliminar efetivamente esse flagelo, pois a fome é criminosa, e a alimentação é um direito inalienável.