Diocese de Caicó tem novo bispo e auxiliar do Rio é transferido

O Papa Francisco nomeou o Rev. Pe. Antônio Carlos Cruz Santos, M.S.C., até então Superior Pró-Provincial da Sociedade dos “Missionários do Sagrado Coração” com sede em Niterói, como o novo Bispo da Diocese de Caicó, no Rio Grande do Norte. Dom Cruz Santos nasceu em 25 de novembro de 1961, na cidade do Rio de Janeiro, e emitiu sua profissão religiosa em 2 de fevereiro de 1988 na Sociedade dos Missionários do Sagrado Coração, sendo ordenado sacerdote em 12 de dezembro de 1992.

Ao longo de sua trajetória, ele frequentou o Curso de Filosofia no Seminário “Paulo VI” em Nova Iguaçu (1984-1986) e o Curso de Teologia na Faculdade dos Jesuítas em Belo Horizonte (1989-1992). Além disso, obteve a Licenciatura em Filosofia na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Em seu ministério sacerdotal, desempenhou diversos cargos, incluindo Vigário paroquial da Paróquia “Pai Eterno e São José” no Rio de Janeiro (1993-1994), Formador dos Juniores em Contagem, Arquidiocese de Belo Horizonte (1995-1997), Formador dos Postulantes em Belford Roxo, Diocese de Nova Iguaçu (1998-2001) e Mestre dos Noviços em Pirassununga, Diocese de Limeira (2003-2011). Atualmente, é Superior Pró-Provincial da Sociedade dos Missionários do Sagrado Coração.

A Diocese de Caicó estava sem um Bispo desde agosto de 2012, e agora recebe a nomeação de Dom Antônio Carlos Cruz Santos para assumir a liderança.
Em outra nomeação, o Papa Francisco aceitou a renúncia apresentada por Dom Elias James Manning, O.F.M. Conv., como Bispo da Diocese de Valença, no Rio de Janeiro, em conformidade com o Código de Direito Canônico. Como seu sucessor, o Santo Padre nomeou Dom Nelson Francelino Ferreira, que até então atuava como Bispo titular de Alava e Auxiliar de São Sebastião do Rio de Janeiro.
Dom Ferreira nasceu em 26 de fevereiro de 1965, em Sapé, na Arquidiocese da Paraíba. Ele estudou no Seminário Arquidiocesano do Rio de Janeiro (1983-1985) e cursou Filosofia na Faculdade Eclesiástica “João Paulo II” no Rio de Janeiro (1983-1985), além de Teologia no Instituto Superior de Teologia (1986-1994). Posteriormente, concluiu sua formação em Teologia Pastoral na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1994-2000).

Dom Ferreira recebeu a ordenação sacerdotal em 4 de agosto de 1990, sendo incardinado na Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, onde desempenhou diversos cargos. Em 24 de novembro de 2010, foi nomeado Bispo Auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro e titular de Alava, recebendo sua ordenação episcopal em 5 de fevereiro de 2011. Agora, ele assume o episcopado na Diocese de Valença, sucedendo Dom Elias James Manning.