Pastorais e Movimentos

PASTORAL FAMILIAR

A Pastoral Familiar é um serviço que se realiza na Igreja e com a Igreja, de forma organizada e planejada por voluntários conhecidos como agentes de pastoral. Tem por objetivo apoiar a família a partir da realidade em que se encontra, para que possa existir e viver dignamente, estabelecer relacionamentos e formar as novas gerações conforme o plano de Deus.

Abrange todas as famílias, independente de sua situação, com o propósito de promover a inclusão e resgatar os valores e a dignidade de cada pessoa. A Pastoral Familiar surge como resposta da Igreja em favor da Família, especialmente, daquela que enfrenta problemas como a desestruturação e dificuldades de existir, de evangelizar e de formar verdadeiros cidadãos, conhecedores de seus direitos e deveres.

Os agentes da Pastoral Familiar atuam de acordo com as seguintes propostas:

Criar condições para que a família seja efetivamente uma comunidade de pessoas, de vida e de amor;
Promover a espiritualidade familiar, fazendo da família espaço de oração, diálogo, partilha, união, de fé e vida;
Estimular, nas famílias, senso de justiça, solidariedade e fraternidade;
Incentivar a constante reflexão sobre os temas ligados à família para o bem das pessoas, da sociedade e da Igreja;
Formar um espírito crítico diante da realidade, da cultura reinante e dos meios de comunicação social;
Ajudar na compreensão e vivência do sacramento do Matrimônio.

ORGANIZAÇÃO:

Coordenação: Ivanilda Augusta da Silva Vieira e José Moacir Vieira;