PASCOM - História

PASTORAL DA COMUNICAÇÃO NA DIOCESE DE CAICÓ

A Pastoral da Comunicação (PASCOM), na Diocese de Caicó teve seu início a partir de um Curso de Comunicação na  Liturgia, abordado a partir do construtivismo promovido pela mesma, no período de 13 a 18 de maio de 1997, dividido em duas etapas: de 13 a 15 para os padres e de 16 a 18 para os leigos. O curso foi ministrado pelo Pe. Attílio Hatmann, coordenador do curso de comunicação (na época) para a Pastoral, do CELAM / UNISINOS e com a coordenação do Pe. José Tadeu de Araújo.

O objetivo do curso foi o de capacitar os representantes paroquiais para desenvolver um trabalho de comunicação em suas comunidades e formar suas equipes paroquiais de comunicação. Cada etapa do curso gerou um documento, remetido aos agentes da Pastoral da Comunicação, que serviu para a Diocese iniciar um trabalho com a Pastoral da Comunicação.

A Diocese de Caicó, também já vinha trabalhando para a instalação do Setor de Comunicação, que foi inaugurado no dia 16 de maio com a presença do Pe. Attílio. O Setor passou a funcionar no Centro pastoral Dom Wagner com a coordenação do Pe. José Tadeu de Araújo.

Em nossos dias a Pastoral da Comunicação está presente em 25 Paróquias e na área Pastoral Autônoma, num total de 26, das 29 paróquias e uma área Pastoral Autônoma e com o Setor de Comunicação que funciona no Centro Pastoral Dom Wagner, em Caicó, sob a responsabilidade de Lucinete Araújo Dantas.

A Diocese de Caicó está presente na mídia através do site www.diocesedecaico.com.br, página do Facebook, canal youtube, stagram, e o Sistema Rural de Comunicação, da Fundação Educacional Sant´Ana,  que compõe as quatro rádios da diocese: Rádio Rural 102.7FM; 95,9 FM, Rádio Curais Novos FM e Rádio AM de Parelhas, que em breve irá migrar para FM.

A Diocese por muitos anos, desde 1954, publicou o Informativo ´A FOLHA´ que deixou de circular em novembro de 2018.

A Pastoral da Comunicação também conta com uma Comissão Diocesana composta pelos seguintes membros:

Coordenação: Pe. José Marcos de Medeiros Dantas

Articuladora: Lucinete Araújo Dantas

Endereço: Rua Antônio Aladim, 155 – Bairro Darci Fonseca – 59.300-000 – Caicó/RN

Telefone: (84) 99677 3453 – 3421 – 2125

E-mails: [email protected] /

Membros:

Sistema Rural de Comunicação :

Marcos Dantas

Joelma de Souza

Forania de Caicó:

Andrey Jonathon de Medeiros Moura (Paróquia de São José – Caicó)