Notícias da Igreja

ORDEM DOS CAPUCHINHOS ANUNCIA CANCELAMENTO DA FESTA DE FREI DAMIÃO, NO RECIFE

A Ordem dos Frades Menores Capuchinhos (OFMCap) anunciou o cancelamento das festividades em memória do venerável frei Damião de Bozzano, no Recife. A decisão atende às recomendações das autoridades civis e religiosas para que se evitem aglomerações como forma de conter o avanço do novo coronavírus.

A Festa de frei Damião, como é chamada, é uma das manifestações religiosas mais populares do Nordeste. No ano passado, cerca de 50 mil romeiros participaram das homenagens ao religioso capuchinho. A 23ª edição das festividades estava marcada para a segunda quinzena do mês de maio.

“Este ano não poderemos receber as caravanas e romarias como é de praxe. Em 2021, se Deus quiser, vamos preparar uma bela festa e poder acolher-vos da melhor forma possível”, afirma o comunicado da Província Nossa Senhora da Penha do Nordeste do Brasil.

>> Leia o Comunicado Oficial na íntegra

Ainda no documento assinado pelo ministro provincial, frei João Batista da Paz, os capuchinhos pedem que “rezemos e peçamos a intercessão de frei Damião a fim de que essa situação passe logo e que cesse a pandemia”.

Santas missões

Desde a morte de frei Damião a Ordem dos Capuchinhos promove festas em sua memória, a primeira foi realizada em maio de 1998. A cada ano, o evento vem crescendo em número de seguidores e atraindo a atenção de religiosos de várias partes do país, em especial do Nordeste, onde o frade pregou as Santas Missões, principalmente nos estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte, Alagoas, Paraíba e Ceará.

Nascido em Bozzano, na Itália, em 1898, frei Damião desembarcou no Recife em 1931. Aprendeu a falar português entre celebrações na capital e viagens ao interior, como uma ao município de Gravatá, no Agreste, onde celebrou a sua primeira missa em terras pernambucanas. A partir daí o capuchinho abraçou as missões, percorrendo os estados nordestinos durante 66 anos.

Frei Damião está com o processo de beatificação e canonização em andamento no Vaticano. No ano passado, a Santa Sé, por meio de decreto do Papa Francisco, reconheceu o frade como venerável.

Foto: Ricardo Fernandes/Diario de Pernambuco/Reprodução

Fonte: cnbbne2.org.br

PALAVRA DO BISPO

Dom Antônio Carlos Cruz Santos

Dom Antônio Carlos Cruz Santos

Bispo Diocesano de Caicó

TUTELA DE MENORES

AGENDA DIOCESANA

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 
 « ‹dez 2020› »