Criatividade

O BRINCAR E A CATEQUESE

“ De substancial importância é a relação pessoal do catequista com o destinatário da catequese. Tal relação se nutre de paixão educativa, de engenhosa criatividade, de adaptação e, ao mesmo tempo, de máximo respeito pela liberdade e amadurecimento da pessoa”. (DGC 156).

“A alegria é um bom método de aprendizagem (Madre Maria Helena Cavalcanti)

A criança tem necessidade imperiosa de brincar. E a catequese precisa levar em conta que a brincadeira é fundamental, também para a educação da fé. A atividade lúdica não é passatempo. O brincar é importante para a elaboração e incorporação de novas aquisições.

Jogos, música, artes, teatro, expressão corporal, atividades diversas devem ser parte da catequese, não só da Infância, mas todos gostamos de viver a alegria de uma convivência feliz.

Uma sugestão…

 

JOGO DA MEMÓRIA

  • Imprimir e recortar, em pequenos cartões, as frases e versículos abaixo. (O catequista pode elaborar outros cartões, caso queira mais quantidade) .
  • . Distribuir os cartões na mesa, em duas colunas (uma para as frases explicativas e outra para o versículo bíblico). Os textos devem estar voltados para baixo.
  • Pedir que um catequizando vire dois cartões de cada vez (um de cada coluna). Deverá lê-los em voz alta e observar se a frase combina com o versículo sorteado.
  • Se acertar retira os dois cartões; se não estiver correto, coloca-os no local novamente.
  • Em seguida, outro catequizando realiza o mesmo procedimento.
  • Vamos ver quem consegue juntar mais cartões?

 

A Bíblia é luz que nos orienta no caminho que devemos seguir, nas decisões a tomar…

  • “Embraçai o escudo da fé, com que possais apagar todos os dardos inflamados do Maligno. Tomai, enfim, o capacete da salvação e a espada do Espírito, isto é, a palavra de Deus.” (Ef 6,16s)
  • A Bíblia é como um escudo que nos protege do mal.
  • “Secou-se a erva e a sua flor caiu; mas a Palavra do Senhor permanece para sempre.” (1Pd 1,24)
  • Tudo passa; só a Palavra de Deus não passará. Ela permanece para sempre.
  • “Tua palavra é lâmpada para os meus pés e a luz para o meu caminho.” (Sl 118,105)
  • Jesus comparou a Palavra de Deus à semente que, caindo em terra boa, produz muito fruto.
  • “A palavra de Deus é viva, eficaz, mais penetrante do que uma espada de dois gumes e atinge até a divisão da alma e do corpo, das juntas e medulas, e discerne os pensamentos e intenções do coração.” (Hb 4, 12)
  • Jesus nos ensina que não adianta gostar da Palavra. É necessário colocá-la em prática.
  • “As Palavras do Senhor são mais doces do que o mel escorrendo dos favos.” (Sl 19,11)
  • A Palavra tem o poder de realizar aquilo que diz. Ela é  eficaz  e nos ajuda a pensar de acordo com a vontade de Deus.
  • “Recebei com docilidade a Palavra de Deus que foi plantada em vossos corações e é capaz de salvar vossas vidas.” (Tg 2,21)
  • O nosso coração deve ter docilidade para acolher com amor a Palavra de Deus.
  • “Tornai-vos praticantes da Palavra e não simples ouvintes, enganando-vos a vós mesmos!” (Tg 1,22)

 

A Palavra de Deus é doce e alegra o nosso coração. 

“O semeador semeia a Palavra. Mas só as que foram semeadas em terra boa escutam a Palavra, acolhem-na e dão fruto, um trinta, um sessenta, outro cem.”   (Mc 4, 14-20)

 ( extraído do livro “QUE ALEGRIA, ENCONTREI JESUS!” Subsídio para o Catequista Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro)

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

PALAVRA DO BISPO

Dom Antônio Carlos Cruz Santos

Dom Antônio Carlos Cruz Santos

Bispo Diocesano de Caicó

TUTELA DE MENORES

AGENDA DIOCESANA

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 « ‹out 2020› »