Notícias da Igreja

O belo gesto do Papa no dia de seu onomástico

No dia de seu onomástico, quando lhe chegam felicitações de todo o mundo, o Papa Francisco tem a alegria de saber que respiradores partiram do Vaticano com destino a hospitais na Romênia, Espanha e sul da Itália. O presidente da República Italiana, Sérgio Mattarella, em sua mensagem de Páscoa, havia agradecido Francisco pelas “vibrantes palavras de vida e de esperança” diversas vezes por ele dirigidas ao país, formulando seus votos pelo onomástico do Pontífice.

Benedetta Capelli e Adrian Dancă – Cidade do Vaticano

Não receber, mas dar. É o espírito do Evangelho que caracteriza o dia em que a Igreja celebra a memória do mártir São Jorge, morto em 303 por não renegar a fé durante as perseguições anticristãs desencadeadas pelo imperador romano Diocleciano. A tradição recorda dele com o episódio em que, protegido pela Cruz, mata o dragão que devorava as pessoas: um símbolo da fé que triunfa sobre o mal.

O onomástico do Papa

Neste dia, portanto, festeja-se o onomástico de Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco. O presente do Pontífice é a entrega de respiradores e de material saúde como máscaras, óculos de proteção para médicos e enfermeiras e roupas apropriadas para cuidados intensivos.

Os hospitais beneficiados com a doação estão na cidade de Suceava, na Romênia, foco dos contágios de Covid-19 no país, onde são esperados 5 respiradores de última geração; 2 outros irão para o hospital em Lecce, na Itália, e 3 para Madri, na Espanha.

O abraço de Francisco

“Um belo sinal que acontece neste dia particular em que o Santo Padre não recebe um presente, mas presenteia os outros”, observa o Esmoler Pontifício, cardeal Konrad Krajewski, ao falar da entrega iminente por ele definida como, “um abraço do Papa ao mundo inteiro em uma situação difícil”.

A Romênia está passando por uma verdadeira emergência, em particular na pequena cidade de Suceava, para onde são destinados os respiradores. Na localidade são registrados 25% do total de casos no país.

A pequena cidade, localizada na região mais pobre do país e da União Européia, juntamente com vários municípios vizinhos, está em quarentena. Na Romênia, as vítimas fatais são mais de 515 e os infectados quase 10 mil.

Os respiradores e todo o material doado pelo Papa serão transportados em um voo no qual viajará a equipe de onze médicos e seis profissionais de saúde romenos, enviados em 7 de abril pelo governo de Bucareste ao hospital Lecce, para trabalhar com a Itália no momento mais difícil da batalha contra o coronavírus.

Fonte: https://www.vaticannews.va/