Palavra do bispo

Mensagem do Bispo Diocesano -Festa de Sant´Ana 2020

Irmãos e irmãs seridoenses, neste ano celebraremos a festa de Sant’Ana em Caicó de um jeito totalmente diferente dos anos anteriores, pois estamos vivenciando a pandemia do novo coronavírus que nos exige o isolamento social e várias medidas sanitárias.

            O cristão, encarnado no seu tempo, deve se perguntar diante dos desafios da vida: como celebrar o Deus da Vida e a nossa vida em Deus dentro desse contexto? Pensando nisso foi escolhido o tema: A fé na Eucaristia e a devoção a Sant’Ana nos fazem fortes na tribulação.

Nesse momento em que as nossas celebrações estão sendo online, a nossa fé na Eucaristia precisará crescer e amadurecer para darmos conta dessa privação temporária da comunhão Eucarística, como expressão do nossa consciência que a vida é dom de Deus, e que por isso temos o compromisso de cuidar da vida desde a concepção até o último instante da nossa vida. Essa fome de comungar deverá nos levar a rever a maneira como muitas vezes estávamos comungando: por hábito, por tradição, sem viver as lições da Eucaristia etc. Essa privação temporária deverá nos levar a sentir a situação de tantos irmãos e irmãs que por vários motivos não podem comungar com frequência.

A devoção a Sant’Ana deverá nos levar a uma postura de saber esperar em Deus. Esperar fazendo a nossa parte. Sant’Ana como padroeira dos avós e idosos nos lembra uma parcela significativa da nossa população que é vulnerável ao vírus. O amor a Sant’Ana deverá nos levar a cuidar bem e proteger aqueles que nos precederam na caminhada dessa vida.

São Paulo nos exorta dizendo: “Sejam alegres na esperança, pacientes na tribulação e perseverantes na oração”. (Rm 12,12). Esse deverá ser o espírito que nos conduzirá nessa festa de Sant’Ana de Caicó.

Vivamos esse tempo difícil e desafiador como um tempo de Graça, um tempo na Graça.

De peito aberto…

      Bispo de Caicó

Dom Antonio Carlos Cruz Santos, msc

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

PALAVRA DO BISPO

Dom Antônio Carlos Cruz Santos

Dom Antônio Carlos Cruz Santos

Bispo Diocesano de Caicó

TUTELA DE MENORES

AGENDA DIOCESANA

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 « ‹out 2020› »