Palavra do bispo

Mensagem do Bispo Diocesano -Festa de Sant´Ana 2020

Irmãos e irmãs seridoenses, neste ano celebraremos a festa de Sant’Ana em Caicó de um jeito totalmente diferente dos anos anteriores, pois estamos vivenciando a pandemia do novo coronavírus que nos exige o isolamento social e várias medidas sanitárias.

O cristão, encarnado no seu tempo, deve se perguntar diante dos desafios da vida: como celebrar o Deus da Vida e a nossa vida em Deus dentro desse contexto? Pensando nisso foi escolhido o tema: A fé na Eucaristia e a devoção a Sant’Ana nos fazem fortes na tribulação.

Nesse momento em que as nossas celebrações estão sendo online, a nossa fé na Eucaristia precisará crescer e amadurecer para darmos conta dessa privação temporária da comunhão Eucarística, como expressão do nossa consciência que a vida é dom de Deus, e que por isso temos o compromisso de cuidar da vida desde a concepção até o último instante da nossa vida. Essa fome de comungar deverá nos levar a rever a maneira como muitas vezes estávamos comungando: por hábito, por tradição, sem viver as lições da Eucaristia etc. Essa privação temporária deverá nos levar a sentir a situação de tantos irmãos e irmãs que por vários motivos não podem comungar com frequência.

A devoção a Sant’Ana deverá nos levar a uma postura de saber esperar em Deus. Esperar fazendo a nossa parte. Sant’Ana como padroeira dos avós e idosos nos lembra uma parcela significativa da nossa população que é vulnerável ao vírus. O amor a Sant’Ana deverá nos levar a cuidar bem e proteger aqueles que nos precederam na caminhada dessa vida.

São Paulo nos exorta dizendo: “Sejam alegres na esperança, pacientes na tribulação e perseverantes na oração”. (Rm 12,12). Esse deverá ser o espírito que nos conduzirá nessa festa de Sant’Ana de Caicó.

Vivamos esse tempo difícil e desafiador como um tempo de Graça, um tempo na Graça.

De peito aberto…

Bispo de Caicó