Notícias da Diocese

Festa de São Sebastião de Parelhas/RN

FESTA DE SÃO SEBASTIÃO

10 a 20 de janeiro de 2021

PARELHAS/RN

 

“LOUVADO SEJAS SENHOR PELOS VALORES DO REINO DE DEUS EM NOSSA HISTÓRIA”

 

       Estimados amigos(as) e irmãos(ãs) em Cristo, que privilégio podermos marcar no tempo de nossa existência a ocasião festiva dos 100 anos de criação da nossa querida Paróquia de São Sebastião em Parelhas! Me alegra emprestar estas palavras à voz do coração de cada parelhense que se prepara para celebrar este centenário no contexto da Festa de São Sebastião que se aproxima. O sol, que não deixa de nascer na Serra do Boqueirão e de iluminar nossos passos diários e perseverantes, aqueça-nos como se compartilhássemos um afetuoso abraço.

            Certos de que a gratidão move o amor, sinto que somos convidados a olhar a história e tomar-nos consciência de tanto bem recebido ao longo destas décadas. Deus tem passado pela nossa história e nos desafiado a sermos comunidade de amor à semelhança da comunidade da Trindade Divina e isso é motivo de muita alegria.

            Situamo-nos num lugar de onde contemplamos os acontecimentos pelas costas e, lançando um olhar atento aos fatos, vemos rostos, nomes, lugares e situações que compõem, por assim dizer, o filme dessa história secular. É uma história bonita! Até aqui nos trouxe o Senhor e é preciso, portanto, louvar e agradecer.

            As narrativas que nos contam como o Evangelho se encarnou e se fez história em nossa comunidade paroquial são de encher os olhos e os ouvidos. Sabemos como da tristeza de um tempo de sofrimento pela epidemia de cólera, a fé firme, a esperança da cura e a caridade compassiva das dores uns dos outros, foram fazendo de nossos antepassados um povo, uma comunidade que enraizou-se nos melhores valores cristãos e procurou seguir em frente, unida a Jesus, nosso amigo e Senhor.

            Recordamos como a valorosa intercessão de São Sebastião marcou a alma de nosso povo e sua devoção crescente foi moldando nosso coração religioso, aberto aos apelos e às graças de Deus ao longo do tempo. Daí, milhares de homens e mulheres, fieis à graça e ao compromisso de seu batismo, escreveram as páginas vibrantes da história que agora celebramos centenária.

            A Festa de São Sebastião, que costumamos vivenciar com tanto carinho e fervor, ganha agora um sentido especial. Em 2021, honramos nosso padroeiro com uma festa que é expressão viva da dinâmica e da ação do Espírito de Deus e suas marcas em nossa história. Nossas pastorais se animam e se apoiam, nossas famílias se encontram, nossos padres e religiosas nos acompanham, vocações deste chão são oferecidas à Igreja e assim, além de muitos outros modos, nosso testemunho se faz oferta de louvor a Deus que nos chama e nos confirma neste discipulado missionário há mais de 100 anos.

            Desejo que todos possamos sentirmo-nos consolados pelo amor de Deus enquanto repetimos na liturgia que “Ele está no meio de nós”. Desejo que Jesus, nosso Senhor e amigo, confirme nossa caminhada, abençoe nossos passos e nos faça perseverantes por muitos e muitos anos. Que os sofrimentos e desafios neste tempo de pandemia sejam vividos como oportunidades de sermos criativos no amor, transbordantes na esperança e firmemente fortalecidos em nossa fé.

            Como filho desta terra e fruto do serviço e das orações de tantas pessoas, agradeço ao Pe. Rômulo, nosso pároco, a oportunidade de me fazer sentir-me unido e de algum modo presente ao lado de todos vocês. Feliz Festa de São Sebastião a todos e todas. Parabéns a cada um e cada uma que compõe este verdadeiro corpo vivo que é a nossa comunidade paroquial. Sigamos em fraternidade e solidariedade os caminhos do Evangelho do Reino de Deus pelo qual São Sebastião deu sua vida. Entreguemos também nós as nossas vidas em serviço e louvor de Deus que nos une a Jesus, seu Filho, na força e na graça do Espírito Santo.

Boas festas! Parabéns!

Louvado seja Deus por tudo e por todos!

Paulo Veríssimo, SJ

 

  • DIA 10 DE JANEIRO (DOMINGO) – ABERTURA OFICIAL DA FESTA

6h30, 8h30 e 10h30 – Santa Missa Dominical na Matriz

16h – Ofício de São Sebastião, Bênção do Santíssimo Sacramento, palavras de abertura, hasteamento das bandeiras em frente a Matriz e nas residências de nossas famílias. Transmissão pelas redes sociais da Paróquia e pela TV Seridó.

19h – Live Festiva de abertura e Quermesse.

 

  • DIA 11 DE JANEIRO (SEGUNDA)

6h30 – Missa na Matriz

9h30 – Missa na Matriz

16h – 1ª Novena e após a novena Batizados na Matriz

19h30 – 1ª Novena Solene

Tema: Louvado sejas Senhor por nossa identidade Cristã e Católica

Pregador: Pe. Rivaldo Pereira Dantas

 

  • DIA 12 DE JANEIRO (TERÇA)

6h30 – Missa na Matriz

9h30 – Missa na Matriz

16h – 2ª Novena e após a novena Batizados na Matriz

19h30 – 2ª Novena Solene

Tema: Louvado sejas Senhor pelo amor e dedicação à Palavra e a Catequese

Pregador: Pe. Fabiano Maurício Dantas

 

  • DIA 13 DE JANEIRO (QUARTA)

6h30 – Missa na Matriz

9h30 – Missa na Matriz

16h – 3ª Novena e após a novena Batizados na Matriz

19h30 – 3ª Novena Solene

Tema: Louvado sejas Senhor por nossa piedade popular marcada pelo testemunho de fé da Virgem Maria e de São Sebastião

Pregador: Pe. José Marcos de Medeiros Dantas

 

  • DIA 14 DE JANEIRO (QUINTA)

6h30 – Missa na Matriz

9h30 – Missa na Matriz

16h – 4ª Novena e após a novena Batizados na Matriz

19h30 – 4ª Novena Solene

Tema: Louvado sejas Senhor pelos valores do Reino presentes em nossas Comunidades e Capelas

Pregador: Pe. Amaurilo José da Silva

 

  • DIA 15 DE JANEIRO (SEXTA)

6h30 – Missa na Matriz

9h30 – Missa na Matriz

16h – 5ª Novena e após a novena Batizados na Matriz

19h30 – 5ª Novena Solene

Tema: Louvado sejas Senhor pelos valores do Reino presentes em nossas famílias e casais

Pregador: Pe. João Diniz do Nascimento Júnior

 

  • DIA 16 DE JANEIRO (SÁBADO)

6h30 – Missa na Matriz

9h30 – Missa na Matriz

16h – 6ª Novena e após a novena Batizados na Matriz

19h30 – 6ª Novena Solene

Tema: Louvado sejas Senhor pelos valores do Reino no meio das crianças e jovens

Pregador: Pe. Janilson Alves de Oliveira

 

  • DIA 17 DE JANEIRO (DOMINGO)

6h30 – Missa na Matriz

7h30 – Missa na Capelinha da Serra (Somente com os Jipeiros)

9h30 – Missa na Matriz

17h – Missa na Praça do Cruzeiro

17h – Batizados na Matriz

19h30 – 7ª Novena Solene

Tema: Louvado sejas Senhor pelos valores do Reino nos nossos frutos vocacionais

Pregador: Pe. Jerônimo Batista de Araújo

 

  • DIA 18 DE JANEIRO (SEGUNDA) – DIA DOS VOTOS

6h30 – Missa na Matriz

9h – Missa do Agricultor na Cooperativa

Após a missa das 9h teremos o leilão dos agricultores(as) e trabalhadores(as) na Cooperativa; leilão dos animais de pequeno e médio porte.

16h – 8ª Novena e após a novena Batizados na Matriz

19h30 – 8ª Novena Solene

Tema: Louvado sejas Senhor pelos valores do Reino na nossa ação social e amor ao próximo

Pregador: Pe. Manoel Pedro Neto

 

  • DIA 19 DE JANEIRO (TERÇA)

6h30 – Missa na Matriz

9h30 – Missa dos parelhenses residentes em outras cidades

16h – 9ª Novena e após a novena Batizados na Matriz

19h30 – 9ª Novena Solene

Tema: Louvado sejas Senhor porque somos um povo de Oração, Esperança e Fé

Pregador: Pe. Alcivan Tadeus Gomes de Araújo

 

  • DIA 20 DE JANEIRO (QUARTA) – FESTA DE SÃO SEBASTIÃO

6h – Missa na Matriz

8h – Missa na Matriz

10h30 – Missa Solene na Matriz

12h – Leilão dos Garrotes

15h30 – Apresentação da Imagem na Matriz para veneração, orações, beija e homenagens.

19h –Santa Missa presidida pelo nosso Bispo Diocesano Dom Antônio Carlos Cruz Santos, MSC, agradecimentos e arreamento das bandeiras.

 

NOTAS

  • Na semana que antecederá a festa realizaremos confissões comunitárias para que todos os fiéis se preparem para viver a grande festa centenária.
  • A arrecadação do Dia dos Votos está sob a responsabilidade da Secretaria Paroquial.
  • A PASCOM da Paróquia de São Sebastião de Parelhas, a Rádio Rural AM de Parelhas e a TV Seridó, darão total cobertura aos eventos da Festa de São Sebastião 2021. Da mesma forma queremos agradecer a todos os meios de comunicação da sociedade parelhense que sempre dão total apoio a festa, de forma toda especial a TV Social Mídia e o site O Espião.
  • Até então nossa Festa estará dentro do programa proposto, não é a nossa intenção desobedecermos nenhuma vírgula dos decretos governamentais, sanitários ou eclesiais. Na iminência do início da Festa, havendo uma permissão dos nossos superiores, incluiremos as procissões segundo o costume e tradição. Porém, que fique claro, se houver todas as condições prescritas.
  • O leilão dos Garrotes seguirá a mesma metodologia, havendo permissão e condições necessárias para a segurança do nosso povo, será no centro municipal de comércio de animais, não havendo será virtual.

 

Agradecimento

Louvamos e agradecemos ao Senhor e a nosso grande testemunho de fé, São Sebastião, em nome de todos os padres e religiosas que por aqui passaram nestes seis anos de serviço ao amado Povo de Deus em Parelhas, por tudo que vivemos e construímos juntos. Neste momento não é mais necessário que pronunciemos muitas palavras, tudo já se transformou em história, pois tudo que é feito no amor e por amor não pesa, torna-se vida nas nossas vidas. Desafios foram enfrentados, erros foram aproveitados, e muito foi feito porque não vivemos só uma história humana mas também uma trajetória para o céu, pelo céu, e, Ele, o próprio Amor em pessoa, é quem caminha conosco. Resta-nos dizer obrigado, basta-nos dizer que amamos o máximo que nos foi possível. Deus nos conduza sempre, continuem sendo o que Deus fez de vocês, um beijo no coração de cada parelhense e de cada devoto de São Sebastião!

 

 

 

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

PALAVRA DO BISPO

Dom Antônio Carlos Cruz Santos

Dom Antônio Carlos Cruz Santos

Bispo Diocesano de Caicó

TUTELA DE MENORES

AGENDA DIOCESANA

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

 
 « ‹abr 2021› » 
× Economato