Destaque

FESTA DE SANT’ANA DE CAICÓ DE 22/07 a 01/08 DE 2021

DIOCESE DE CAICÓ-RN

PARÓQUIA DE SANT’ANA DE CAICÓ-RN

FESTA DE SANT’ANA – 22/07 a 01/08 DE 2021

TEMA: COM CORAÇÃO DE PAI, ASSIM JOSÉ AMOU JESUS

 

 

Mensagem do Bispo Diocesano

Minhas irmãs e meus irmãos, chegou mais uma Festa de Sant’Ana. Pela segunda vez celebraremos nossa padroeira no contexto de pandemia. Este cenário inspira cuidados e nos levar a redobrar as exigências com a proteção de cada um, para que a proteção de todos seja garantida.

Alguns lamentarão não podermos fazer tudo como estávamos acostumados em outros tempos, sentindo muitas vezes um vazio. Lembremo-nos o que nos disse o poeta na canção: “É sempre bom lembrar que um copo vazio está cheio de ar”. Este momento de vazio está cheio do Espírito, resta-nos deixar que Ele fecunde o nosso coração, gerando em nós novas atitudes. Como disse Dom Helder: “Quanto mais longa é a noite, maior é a aurora que ela carrega no seio”.

Celebrar nesse contexto é fazer a memória de tantas festas que já vivenciamos; é alimentar o sonho e o desejo de celebrá-las novamente, mas, sobretudo, é bebermos da experiência daqueles que nos precederam, como Sant’Ana, com a consciência de que “faz escuro, mas eu canto”. Cantamos para afastar as trevas, cantamos para anunciar a aurora.

Cantemos nessa novena como tantas vezes Sant’Ana cantou para sua filha, ninando o seu coração para dizer sim a Deus. Cantemos louvores ao nosso Bom Deus, que continua escrevendo certo nas linhas que nós entortamos. Cantemos, pois “quem canta seus males espanta”, quem canta reza duas vezes”.  Enfim, “se se cala o cantor, cala a vida, porque a vida, a vida mesma é todo um canto. Se se cala o cantor morre de espanto a esperança, a luz e a alegria”.

Que o Deus de infinita misericórdia possa nos abençoar pela intercessão de nossa avó, Sant’Ana: Sant’Ana de Caicó, Sant’Ana de Currais Novos, Sant’Ana do Seridó, Sant’Ana de todos nós!

 

De peito aberto…

 

 

Dom Antonio Carlos Cruz Santos, msc

Bispo de Caicó/RN

 

Palavra do Pároco

 

Caros irmãos e irmãs, devotos (as) da Senhora Sant’Ana

“Espetáculo de fé, no sertão do Seridó”! Assim cantam os devotos, os romeiros, os peregrinos que acorrem a Caicó no mês de Sant’Ana, para venerar a padroeira do sertão do Seridó. É verdade que um sentimento de nostalgia invade as nossas almas, traduzido na expectativa de podermos nos encontrar nos momentos celebrativos, rever os parentes e amigos, adentrar a Catedral e comtemplar o semblante sereno da Senhora doce e clemente. Ah! Como seria bom tomar as ruas de Caicó para acolher os peregrinos de Sant’Ana, ir para o largo da Catedral para confraternizarmos, vestir branco e conduzir o andor com a Matriarca do Seridó, embalados pela sinfonia do seu hino que ecoa como um bálsamo para a alma: “Salve, Sant’Ana gloriosa, nosso amparo e nossa luz, salve, Sant’Ana ditosa, terno afeto de Jesus”.

Entretanto, o atual momento que vivemos nos convida a unirmo-nos em oração para vencermos a pandemia que ainda persiste. Somos chamados a não desanimar, mas perseverarmos com a coragem e resiliência típicas do sertanejo diante das adversidades que a vida nos impõe. Brevemente haveremos de cantar: Caicó, sê radiante, o teu sol já despontou! Novos raios te iluminam”. Sejam raios de esperança, otimismo e de vida em abundância para todo o povo de Deus.

Este ano, meditaremos a Carta Apostólica Patris Corde do Papa Francisco, emitida por ocasião da celebração do 150º aniversário da declaração de São José como padroeiro da Igreja Universal.  Motivados pelas palavras do Santo Padre, procuremos imitir o exemplo do pai adotivo de Jesus. “Sabemos que era um humilde carpinteiro (cf. Mt 13, 55), desposado com Maria (cf. Mt 1, 18; Lc 1, 27); um «homem justo» (Mt 1, 19), sempre pronto a cumprir a vontade de Deus manifestada na sua Lei (cf. Lc 2, 22.27.39) e através de quatro sonhos (cf. Mt 1, 20; 2, 13.19.22). Depois duma viagem longa e cansativa de Nazaré a Belém, viu o Messias nascer num estábulo, «por não haver lugar para eles» (Lc 2, 7) noutro sítio. Foi testemunha da adoração dos pastores (cf. Lc 2, 8-20) e dos Magos (cf. Mt 2, 1-12), que representavam respetivamente o povo de Israel e os povos pagãos” (Patris Corde, Introdução).

Amparados pelo exemplo e fidelidade de Sant’Ana, possamos nos colocar nas mãos do Criador para que Ele faça grandes feitos em nosso ser.

Rezemos em casa, em família, a verdadeira Igreja doméstica!

 

Que Deus vos abençoe e vos proteja!

Uma Santa e abençoada Festa!

Pe. Alcivan Tadeus Gomes de Araújo

Pároco de Sant’Ana de Caicó-RN

 

 

PROGRAMAÇÃO RELIGIOSA

QUARTA -FEIRA – 21 DE JULHO

 – 19h – ENCERRAMENTO DA PEREGRINAÇÃO VIRTUAL COM SANT’ANA

Missa em ação de graças por todas as famílias que realizaram em seus lares os encontros de oração, em preparação para a Festa de Sant’Ana 2021, e pela Caravana “Ilton José de Souza Pacheco”, dos Peregrinos de Sant’Ana.

 

QUINTA-FEIRA – 22 DE JULHO

 – 6h30 – Missa.

– 7h às 12h – Adoração ao Santíssimo Sacramento na Catedral.

– 19h – Abertura da Festa, hasteamento da bandeira e missa.

 

SEXTA-FEIRA – 23 DE JULHO – 1ª DIA DO NOVENÁRIO

SUBTEMA: SÃO JOSÉ, PAI AMADO.

Homenageados: Hospitais, clínicas, laboratórios, Hemocentro, farmácias, planos e seguros de saúde; IV URSAP; Secretaria Municipal de Saúde (UBS, CRAS, CAPS AD, CAPS 3, SAMU, CEREST, CRI/CRA, CCZ).

 – 6h30 – Missa.

– 8h – Missa em ação de graças pelos idosos do Seridó.

12h – Missa e novena.

– Celebrante: Padre Joaquim José de Oliveira – Pároco de São José em Caicó-RN.

16h30 – Novena.

Celebrante: Diácono Wilton Ferreira Moreira – Paróquia São Francisco de Assis em Caicó-RN.

Pregador: Seminarista Jonathan Cruz da Silva – 4º ano de Teologia.

– 18h – Recitação do Santo Terço.

– 19h: Novena e Bênção do Santíssimo Sacramento.

– Pregador: Padre Tiago Leite de Assis – Vigário paroquial de São Sebastião em Parelhas-RN.

 

SÁBADO – 24 DE JULHO – 2º DIA DO NOVENÁRIO

SUBTEMA: SÃO JOSÉ, PAI DE TERNURA

Homenageados: Setor Juventude, com todas as expressões juvenis existentes na Diocese de Caicó; APAE, Associação dos Deficientes Físicos de Caicó; Associação dos Deficientes Auditivos de Caicó; Fazenda da Esperança; patrulheiros e bombeiros mirins; Clubes de Serviços; Reviver; Sala de Reboco; PROERD; 10ª DIRED; Ronda escolar, Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes; Escolas Municipais, Estaduais e Particulares (pais, professores, diretores, alunos e funcionários); Faculdades: Anhanguera, Unopar, Cardan, UERN; UFRN; Faculdade Católica Santa Teresinha; UVA, UnP e IFRN.

 – 6h30 – Missa.

10h – Batizados na Catedral.

12h – Missa e novena.

– Celebrante: Padre José Alexandre Lopes Pereira – Vigário Paroquial de São José em Caicó-RN.

16h30 – Novena.

Celebrante e Pregador: Diácono Damião Mendes de Brito – Paróquia São Francisco de Assis em Caicó-RN.

– 18h – Recitação do Santo Terço.

– 19h: Novena e Bênção do Santíssimo Sacramento.

– Pregador: Padre Andson Gabriel dos Santos – Vigário paroquial de São Sebastião em Parelhas-RN.

 

DOMINGO – 25 DE JULHO – 17º DOMINGO TEMPO COMUM – 3º DIA DO NOVENÁRIO

SUBTEMA: SÃO JOSÉ, PAI NA OBEDIÊNCIA

Homenageados: Rádios, jornais, revistas, blogs, sites e digital influencer (jornalistas, repórteres, redatores, produtores, locutores, controlistas e administradores).

Homem e mulher do campo, Associações rurais; Sindicato dos Produtores e Trabalhadores Rurais; Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Norte (OCB/RN); Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Rio Grande do Norte (SESCOOP/RN).

– 6h30 – Missa.

– 8h30 – (CELEBRAÇÃO DA ESPERANÇA) Missa pelos agentes de pastorais da Diocese de Caicó, falecidos, vítimas do Novo Coronavírus (Covid-19) e em ação de graças pelos cavaleiros, amazonas e agricultores e agricultoras.

12h – Missa e novena.

Celebrante: Padre Francisco de Assis Costa da Silva – Diretor do Colégio Diocesano Seridoense.

16h30 – Novena.

Celebrante e Pregador: Diácono Umberto de Araújo Medeiros – Paróquia São Vicente Férrer em São Vicente-RN.

18h30 – Recitação do Santo Terço.

– 19h: Novena e Bênção do Santíssimo Sacramento.

– Pregador: Padre Jerônimo Batista de Araújo – Reitor da Casa de formação São João XXIII.

 

SEGUNDA-FEIRA – 26 DE JULHO – DIA DE SÃO JOAQUIM E SANT’ANA

4º DIA DO NOVENÁRIO

SUBTEMA: SÃO JOSÉ, PAI NO ACOLHIMENTO

Homenageados: Congregação das Filhas do Amor Divino, Ordem de Santa Clara, Congregação de Nossa Senhora de Belém, Terço dos Homens, Terço das Mulheres, Terço da Divina Misericórdia, Irmandade dos Negros do Rosário, Equipes de Nossa Senhora, Encontro de Casais com Cristo, Catequese de 1ª Eucaristia e de Crisma, Catequese de Adultos, Liturgia, Infância e Adolescência Missionária, Comunidade Shalom, Coral de Sant’Ana, Coral Maria Bernadete Martins, Coral do Rosário, Pastoral do Batismo, Pastoral do Dízimo, Pastoral Familiar, Apostolado da Oração, Renovação Carismática Católica, Vicentinos, Pastoral da Pessoa Idosa, Comissão das Festas Religiosas, Comissão de Pastorais, Ordem Terceira Secular, PASCOM, Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística, Coroinhas, Movimento Serra do Brasil, Capelinhas, Setores Missionários.

– NOTA: 80 anos da posse do primeiro Bispo da Diocese de Caicó, Dom José de Medeiros Delgado.

 – 6h30 – Missa.

– 12h (5º aniversário da Dedicação da Catedral) Missa e Novena.

Celebrante: Padre Alcivan Tadeus Gomes de Araújo.

16h30 – Novena.

Celebrante e Pregador: Diácono Valdemir Soares da Silva – Paróquia de Sant’Ana em Caicó-RN.

– 18h – Ofício de Sant’Ana e São Joaquim.

– 19h: Novena e Bênção do Santíssimo Sacramento.

– Pregador: Padre Ronneyvingli Edley Galvão – Administrador paroquial de Nossa Senhora do Patrocínio em São Fernando-RN.

 

TERÇA-FEIRA – 27 DE JULHO – 5º DIA DO NOVENÁRIO

SUBTEMA: SÃO JOSÉ, PAI COM CORAGEM CRIATIVA.

Homenageados: FORANIA DE CAICÓ: (Paróquias de Caicó: Sant’Ana, São José, Nossa Senhora de Fátima, Santa Cruz, Santo Estêvão Diácono, São Francisco e Santa Marta de Betânia); Poderes: Executivo (Prefeitura Municipal), Legislativo (Câmara Municipal) e Judiciário (Comarca de Caicó); Ministérios Públicos (Estadual e Federal); OAB, Escritórios de Advocacia e Cartórios; Funcionalismo: Público, Federal, Estadual e Municipal; Policias: Militar, Civil, Ambiental, Rodoviária Estadual e Rodoviária Federal, Bombeiros Militares, Bancários e Grupos de Escoteiros.

 – 6h30 – Missa.

12h – Missa e novena.

– Celebrante: Padre Everaldo Araújo de Lucena – Pároco de Santo Estevão Diácono em Caicó-RN.

16h30 – Novena.

Celebrante: Diác. Taciano César Góis de Almeida – Paróquia Santo Estevão Diácono em Caicó-RN.

Pregador: Seminarista Leonardo Felipe Soares – 2º ano de Teologia.

– 18h – Recitação do Santo Terço.

– 19h: Novena e Bênção do Santíssimo Sacramento.

– Pregador: Padre Amaurilo José da Silva – Vigário paroquial de Sant’Ana em Currais Novos-RN.

 

QUARTA-FEIRA – 28 DE JULHO – 6 º DIA DO NOVENÁRIO

SUBTEMA: SÃO JOSÉ, PAI TRABALHADOR

Homenageados: FORANIA DE JARDIM DO SERIDÓ (Paróquia de Nossa Senhora da Guia, em Acari, Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Jardim do Seridó, Paróquia de São Sebastião, em Parelhas, Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios, em Cruzeta, Paróquia de São José, em Carnaúba dos Dantas, Paróquia do Divino Espírito Santo, em Ouro Branco, Paróquia de São José, em São José do Seridó, Paróquia de São Sebastião, em Equador, e Paróquia de Sant’Ana, em Santana do Seridó); Instituto Josefino, Congregação das Irmãs Pobres de Santa Catarina de Sena, Entidades associativas: ADESE, COOPETESE, Cáritas Diocesana, SEAPAC, COASE, COOPAIS, PROARTE (SETHAS), CRACAS, Associação das Bordadeiras e civis.

 – 6h30 – Missa.

12h – Missa e novena.

– Celebrante: Padre Amaurilo José da Silva – Vigário paroquial de Sant’Ana em Currais Novos-RN.

16h30 – Novena.

Celebrante: Diácono Márcio André Evangelista Pontes – Paróquia de São José em Caícó-RN.

Pregadora: Irmã Maria Rocilda Gonçalves de Paula – Instituto Josefino.

– 18h – Recitação do Santo Terço.

– 19h: 6ª Novena e Bênção do Santíssimo Sacramento.

– Pregador: Padre Welson Rodrigues do Nascimento – Vigário geral da Diocese de Caicó-RN.

 

QUINTA-FEIRA – 29 DE JULHO – 7º DIA DO NOVENÁRIO

SUBTEMA: SÃO JOSÉ, PAI NA SOMBRA

Homenageados: FORANIA VALE DO PIRANHAS (Paróquia de Nossa Senhora do Ó, em Serra Negra do Norte, Paróquia de São Sebastião, em Jucurutu, Paróquia de Nossa Senhora dos Aflitos, em Jardim de Piranhas, Paróquia de São João Batista, em São João do Sabugi, Paróquia de Nossa Senhora do Patrocínio, em São Fernando, Paróquia de São Severino Mártir, em Timbaúba dos Batistas e Área Pastoral Autônoma de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Ipueira).

SEBRAE/RN, SENAC, SENAI/SESI/IEL, SESC, Associação Comercial e Industrial, Câmara de Dirigentes Lojistas, Sindicato do Comércio Varejista; comerciantes, comerciários, escritórios de Contabilidade, profissionais autônomos e liberais.

 – 6h30 – Missa.

– 7h às 11h30 – Adoração ao Santíssimo Sacramento na Catedral.

12h – Missa e novena.

– Celebrante: Padre José Tadeu de Araújo – Pároco de Nossa Senhora de Fátima em Caicó-RN.

16h30 – Novena.

Celebrante e Pregador: Diácono Gilbene Nunes de Queiroz – Paróquia Sant’Ana em Caicó-RN.

– 18h30 – Recitação do Santo Terço.

– 19h: Novena e Bênção do Santíssimo Sacramento.

– Pregador: Dom Jaime Vieira Rocha – Arcebispo de Natal-RN.

 

SEXTA-FEIRA – 30 DE JULHO – 8º DIA DO NOVENÁRIO

SUBTEMA: SÃO JOSÉ, HOMEM JUSTO

Homenageados: FORANIA DE CURRAIS NOVOS (Paróquia de Sant’Ana, em Currais Novos, Paróquia de São Sebastião, em Florânia, Paróquia de São João Batista, em Cerro Corá, Paróquia da Imaculada Conceição, em Currais Novos, Paróquia de São Francisco de Assis, em Lagoa Nova, Paróquia de São Vicente Férrer, em São Vicente, Paróquia de São Francisco de Assis, em Tenente Laurentino Cruz e Paróquia de São Francisco de Assis, em Currais Novos); empresas de transporte, taxistas, mototaxistas e motoqueiros; motoristas e caminhoneiros.

– 6h30 – Missa.

12h – Missa e novena.

– Celebrante: Padre José Alexandre Lopes Pereira – Vigário Paroquial de São José em Caicó-RN.

16h30 – Novena.

Celebrante e Pregador: Diácono Lindomar Vieira de Medeiros – Paróquia Nossa Senhora do Ó em Serra Negra do Norte-RN.

– 19h: Novena e Bênção do Santíssimo Sacramento.

– Pregador: Dom Mariano Manzana – Bispo de Mossoró-RN.

 

 SÁBADO – 31 DE JULHO – 9º DIA DO NOVENÁRIO

SUBTEMA: SÃO JOSÉ, HOMEM DO SILÊNCIO.

Homenageados: Dia das “Anas e Joaquins” peregrinos, devotos de Sant’Ana e São Joaquim e caicoenses residentes em outras cidades, regiões e países.

  12h – Missa e novena.

– Celebrante: Padre Gleiber Dantas de Melo – Pároco de São Sebastião em Florânia-RN.

16h30 – Novena.

Celebrante e Pregador: Diácono Aerinylson Moreira da Nóbrega – Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Caicó-RN.

– 18h – Recitação do Santo Terço.

– 19h: Novena e Bênção do Santíssimo Sacramento.

– Pregador: Dom Antônio Carlos Cruz Santos, MSC – Bispo diocesano de Caicó.

 

DOMINGO – 01 DE AGOSTO – 18º DOMINGO TEMPO COMUM – ENCERRAMENTO DA FESTA

– 6h30 – Missa dominical.

8h – Missa dominical.

– 10h – Solene Concelebração Eucarística em honra a São Joaquim e Sant’Ana, presidida por Dom Antônio Carlos Cruz Santos, bispo diocesano de Caicó.

– 12h – Início da visita à Imagem de Sant’Ana.

– 17h – Missa de encerramento da Festa e descida da bandeira.

– NOTA: Dia 07 de novembro: 150 anos do falecimento do Padre Francisco Justino Pereira de Brito, Vigário Coadjutor que construiu o Santuário de Nossa Senhora do Rosário, em 1853.

 

 

 

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

PALAVRA DO BISPO

Dom Antônio Carlos Cruz Santos

Bispo Diocesano de Caicó

TUTELA DE MENORES

AGENDA DIOCESANA

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

 
 « ‹set 2021› » 
×

Powered by WhatsApp Chat

× Economato