XVIII CONGRESSO EUCARÍSTICO NACIONAL

Arquidiocese de Olinda e Recife

De 12 a 15 de novembro de 2020

Arquidiocese de Olinda e Recife

A capital pernambucana foi escolhida em abril de 2017, na 55ª Assembleia Geral da CNBB, para ser a sede do maior evento nacional da Eucaristia.

No Brasil, segundo o costume, celebra-se um Congresso Eucarístico Nacional a cada quatro anos.

CEN 2006 – Local: Florianópolis/SC

CEN 2010 – Local: Brasília/DF

CEN 2016 – Local: Belém/PA

CEN 2020 – Local: Recife /PE

Data: 12 a 15 de novembro

Tema: Pão em todas as mesas

Lema: Repartiam o pão com alegria e não havia necessitados entre eles (cf. At 2, 46

Congressos Eucarísticos Nacionais são realizados pela Igreja no mundo inteiro, reunindo o povo em torno da Eucaristia. O primeiro Congresso Eucarístico foi celebrado em 1881 em Lille (França). No Brasil, o Congresso Eucarístico Nacional acontece desde 1933, quando foi celebrado em Salvador, Arquidiocese Primaz do Brasil, com o tema “Vinde, adoremos o Santíssimo Sacramento”. Desde então, ocorre em diversas cidades brasileiras, ultimamente a cada dois anos. Recife já sediou um Congresso Eucarístico Nacional – o terceiro, em 1939, no episcopado de Dom Miguel de Lima Valverde.

A decisão de realizar o XVIII Congresso Eucarístico Nacional na Arquidiocese de Olinda e Recife, em 2020, aconteceu durante a 54ª Assembleia da CNBB, em Brasília, em 2017. Na assembleia do ano seguinte, o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, apresentou aos bispos um vídeo com o tema do Congresso e com algumas definições como espaços para celebrações.

O Congresso de 2020 trará em sua programação celebrações eucarísticas presididas por bispos em todas as paróquias e comunidades da Arquidiocese. Uma feira católica será montada no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, mesmo local onde será realizado o Simpósio Eucarístico com suas várias conferências. No sábado à tarde, cerca de duas mil crianças farão a Primeira Comunhão juntas, na Arena de Pernambuco. A missa de encerramento do Congresso será celebrada no domingo, no Marco Zero do Recife.

Dia 12 – ABERTURA – 19h na Arena Pernambuco

Dia 13 – FEIRA E SIMPÓSIOS – manhã e tarde no Centro de Convenções em Olinda