FESTA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO

PARÓQUIA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO – OURO BRANCO/RN

FESTA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO

Queridos irmãos e irmãs!

É com grande alegria que comemoramos a Festa do Divino Espírito Santo 2019.

Neste ano em que nossa Diocese vivencia o I Sínodo Diocesano, que tem como lema: “Ouçamos o que o Espírito diz à Igreja de Caicó” (Cf. Ap 2, 7). Na Festa do Divino Espirito Santo, em Ouro Branco, vamos meditar o tema: “Igreja Sinodal à escuta do Espírito Santo”.

Este tema atual, belo e exigente, tem implicações importantes para a compreensão e a vivência da missão evangelizadora em uma “Igreja em saída”. Para compartilhar a alegria do evangelho e fazer discípulos, somos chamados a caminhar juntos, convivendo fraternalmente e trabalhando juntos, no diálogo e no serviço, revalorizando a dimensão comunitária da missão, a ser assumida como Igreja, na Igreja e com a Igreja.

E o Espírito nos pergunta: o que faziam os primeiros cristãos? E a nossa Paróquia também o faz?

Tudo respondamos com docilidade e sinceridade e saibamos que, como Igreja, encontramos “força no poder do senhor ressuscitado, para vencer, na paciência e na caridade, as próprias aflições e dificuldades, internas e externas, e para revelar ao mundo, com fidelidade, embora entre sombras, o mistério de Cristo, até que por fim Ele se manifeste em luz total” (Lumen Gentium, 8. d)

“Vem dar-nos, ó Senhor, fervor de missionários. Envia teu Divino Espírito e nos mostra o caminho!”

Pe. Rivaldo Pereira Dantas

Diác. Erivan da Silva Azevedo

PROGRAMAÇÃO RELIGIOSA

Tema: “Igreja Sinodal à escuta do Espírito Santo”

03/10 – QUINTA-FEIRA – ABERTURA DA FESTA

Às 17h Concentração na igreja de Nossa Senhora das Graças e em seguida, procissão até a Matriz, onde haverá hasteamento das bandeiras e Missa Solene de abertura da festa.

Celebrante: Pe. Rivaldo Pereira Dantas

Noitários: Setores missionários e Capelas da comunidade.

04/10 – SEXTA-FEIRA – 1ª NOVENA

Dia de São Francisco de Assis

7h Missa da 1ª sexta na Matriz.

8h Benção dos animais.

Tema: Igreja, Pilar de Palavra: iniciação à Vida Cristã (Doc. 109, CNBB nº 88) (At 16, 30 – 34).

19h Novena. Pregador: Diácono Aerinylson Moreira da Nóbrega

Noitários: Pastoral do Dizimo, Equipe de Liturgia, Vicentinos, Conselho Econômico, Pastoral do Batismo e Pastoral da Criança.

05/10 – SÁBADO – 2ª NOVENA

Tema: Igreja fiel a Jesus Cristo (Doc. 109, CNBB nº 121) (Lc 5, 1 – 11)

9h Casamento comunitário.

19h Novena. Pregador: Diácono José Ari de Oliveira

Noitários: Comunidades Rurais, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Associações Comunitárias, Secretaria de Agricultura, Motoristas e Motoqueiros.

Após a Novena; O GRANDE LEILÃO DA FESTA E EM SEGUIDA, SHOW RELIGIOSO.

06/10 – DOMINGO – 3ª NOVENA

Tema: Discípulos missionários, chamados a testemunhar a fé. (Doc. 109, CNBB nº 24s) (Lc 17, 5 – 10)

7h Missa no Cemitério.

19h Novena. Pregador: Pe. Francisco de Assis Costa da Silva

Noitários: Catequese (1ª comunhão e Crisma), Infância e adolescência missionaria, MEJ, Simpatizantes e Juventude/NUCA.

Após a Novena, Apresentação de Teatro de Bonecos com apresentação do Emanuel Bonequeiro.

07/10 – SEGUNDA-FEIRA – 4ª NOVENA

Tema: Igreja, comunidade de missionários. (Doc. 109, CNBB nº 27s) (Mc 3, 13 – 19)

7h Missa na Igreja Matriz.

19h Novena. Pregador: Pe. Fagner Sérgio de Medeiros Dantas

Noitários: Comerciantes, Ceramistas, Facções têxteis, Mineradores e Profissionais Autônomos.

08/10 – TERÇA-FEIRA – 5ª NOVENA

Tema: Igreja servidora – Pilar da caridade. (Doc. 109, CNBB nº 171s) (Mc 10, 35 – 45)

Mutirão de Confissões; manhã e tarde.

7h Missa no Hospital.

19h Novena. Pregador: Pe. Allysson Bruno de Araújo Rufino

Noitários: Terço dos Homens, das Mulheres, das Crianças e das Famílias e Oficio de Nossa Senhora.

09/10 – QUARTA – FEIRA – 6ª NOVENA

Tema: Uma Igreja da escuta da realidade. (Doc. 109, CNBB nº 41s) (Mt 5,  1 – 12)

8h Missa com Unção dos idosos e enfermos, com participação dos grupos de idosos do (SCFV) das cidades vizinhas.

19h Novena. Pregador: Pe. Edson Medeiros de Araújo

Noitários: Idosos da comunidade, Apostolado da Oração e Ministros E. C. E.

10/10 – QUINTA-FEIRA – 7ª NOVENA

Tema: Igreja: Casa, lugar das famílias. (Doc. Nº 109, CNBB nº 1381) (Mt 7, 24 – 27)

19h Novena. Pregador: Pe. João Diniz do Nascimento Júnior

Noitários: Equipes de Nossa Senhora, Equipes de Jovens de Nossa Senhora, Famílias da comunidade e Movimento das Capelinhas de Nossa Senhora.

Após a Novena, JANTAR DA FESTA – SENHAS AO PREÇO DE R$ 10,00, com atração musical.

11/10 – SEXTA-FEIRA – 8ª NOVENA

Tema: Na Igreja, animados pelo Espírito Santo. (DAp. Nº 149s) (Jo 20, 19 – 23)

7h Missa na Serra.

19h Novena. Pregador: Pe. José Tadeu de Araújo

Noitários: Secretarias Municipais, Escolas do Município, Poderes Executivo e Legislativo, Polícia Militar e Guardas Municipais.

12/10 – SÁBADO – 9ª NOVENA

Tema: Igreja: Casa lugar da ternura. (Doc. 109, CNBB nº 134s) (Lc 10, 25 – 37)

9h Batizados.

19h Última Novena da festa. Pregador: Pe. Alcivan Tadeus Gomes de Araújo

Noitários: Equipe da Festa, Pastoral de Cântico, PASCOM, Coral do Divino Espírito Santo, Filhos Ausentes e Visitantes e a Filarmônica Manoel Felipe Nery.

Após a Novena, festa social.

13/10 – DOMINGO – ENCERRAMENTO DA FESTA

10h Missa Solene da Festa. Celebrante: Dom Antônio Carlos Cruz Santos, MSC

16h30min Procissão e Missa de Encerramento da Festa.

Após a Missa, sorteio do Festival de Prêmios.

Notas

• As pessoas poderão entregar o envelope da festa com sua contribuição, diretamente na Igreja Matriz;
  • Colabore com o Festival de Prêmios da Festa do Divino. São diversos prêmios, ao preço de R$ 5,00 o bilhete;
  • Participe do jantar da festa do Divino, no dia 10/10, ao preço de R$ 10,00, com música ao vivo, patrocínio de Jaciara Modas;
  • Todas as noites após a novena haverá quermesse sob a responsabilidade dos noitários e algumas atrações musicais;

Patrocinadores:

• Drogaria Frei Damião