Notícias da Igreja

Em reunião, Comissão para os Ministérios Ordenados define data para encontro ampliado

Em tempos de pandemia e isolamento social, a Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada (CMOVIC) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), vem realizando encontros através de plataformas de videoconferência. Na última reunião, dia 03 de junho, foram definidos os detalhes do encontro ampliado da comissão, que estava inicialmente planejado para ocorrer em setembro, mas, devido à necessidade de cancelamento dos vários eventos presenciais, foi transferido para outubro e será realizado por videoconferência.

Participaram da reunião os bispos e assessores da Comissão – dom João Francisco Salm (Presidente); dom João Inácio Müller; dom José Albuquerque de Araújo; padre João Cândido da Silva Neto e padre Juarez Albino Destro, – e os presidentes dos organismos que compõem a comissão: diácono Francisco Salvador Pontes Filho, da Comissão Nacional dos Diáconos; Aparecida de Guadalupe Cafaro, da Conferência Nacional dos Institutos Seculares; irmã Maria Inês Ribeiro, presidente da Conferência dos Religiosos do Brasil, padre Jerônimo Batista de Araújo, da Organização dos Seminários e Institutos do Brasil.

Na ocasião, foi definido que o Encontro Ampliado da Comissão terá uma dinâmica em três momentos, sempre através de videoconferência. No dia 19 de outubro, na segunda-feira, das 9 às 11 horas, haverá um encontro formativo, reunindo os coordenadores regionais dos vários organismos que compõem a comissão. Dois assessores estarão trabalhando o tema vocacional em tempos de pandemia ou pós-pandemia: “Um novo tempo, uma nova Igreja”.

No dia 20 e 21 de outubro, terça e quarta-feira, em horários distintos, haverá o encontro dos organismos, em separado. A Pastoral Vocacional se reunirá no dia 20, às 9h. A Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) fará sua reunião no dia 20, às 9 horas. A da Conferência Nacional dos Institutos Seculares (CNIS) irá ocorrer no dia 21, às 14h30. A da Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB) será no dia dia 21, às 9 horas. Também no mesmo dia, 21, haverá a reunião da Comissão Nacional dos Diáconos (CND) às 9 horas. E a reunião da Comissão Nacional de Presbíteros (CNP) ocorrerá em dia e horário, ainda a ser confirmado.

Na mesma data, 21 de outubro, quinta-feira, das 9 às 11 horas, haverá o encontro dos membros da Comissão com os presidentes dos organismos que compõem a Comissão.

Na reunião, ainda, foram repassadas informações sobre o Mês Vocacional de 2020, com a apresentação do cartaz e do conteúdo do subsídio, que está em fase final de produção, e em breve será disponibilizado no site da Editora da CNBB, a Edições CNBB. “Também, na reunião se apresentou a realidade dos ministros ordenados e das pessoas de vida consagrada infectados ou falecidos pela Covid-19. São 4 óbitos de diáconos permanentes e mais de 15 padres falecidos em todo o Brasil. A CRB, embora não tenha os dados estatísticos, apresentou vários casos de pessoas infectadas e falecimentos”, informou a Comissão.

PALAVRA DO BISPO

Dom Antônio Carlos Cruz Santos

Dom Antônio Carlos Cruz Santos

Bispo Diocesano de Caicó

TUTELA DE MENORES

AGENDA DIOCESANA

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

 
 « ‹set 2020› »