Leitura

Documentos para baixar

01. RICA

O que é o RICA – Ritual de Iniciação Cristã de Adultos?

Promulgado em 1972, é fruto da reforma litúrgica conciliar. Restaurou o período de preparação, o catecumenato; a celebração conjunta dos três sacramentos de iniciação: batismo, confirmação e eucaristia na Vigília Pascal; e contemplou a continuidade da iniciação no período pós-páscoa até a solenidade de Pentecostes. O RICA apresenta a forma típica do ritual completo da Iniciação Cristã no primeiro capítulo, ritos do catecumenato em torno de suas etapas. Como o modo ordinário de iniciar um adulto, o qual se acha subdividido em três ritos de passagem: celebração da entrada no catecumenato, da eleição ou inscrição do nome, dos três sacramentos na Vigília Pascal; e em quatro tempos de formação: pré-catecumenato, catecumenato, iluminação e mistagogia.

Sacramentos da Iniciação Cristã: Batismo, Eucaristia e Crisma

BAIXE AQUI

 

02.DOCUMENTO 107: INICIAÇÃO À VIDA CRITÃ

O Documento 107 lembra que “a iniciação cristã significa imersão em uma nova realidade. Essa realidade nova e inesperada à qual ela introduz é o mistério de Cristo Jesus em sua paixão, morte, ressurreição, ascensão, envio do Espírito Santo e retorno glorioso”.

BAIXE AQUI

 

03. EXORTAÇÃO APOSTÓLICA – PÓS SINODAL – CHRISTUS VIVIT

Um total de 299 pontos distribuídos em nove capítulos. Assim, a Exortação Apostólica ‘Christus Vivit’ (Cristo vive) foi apresentado pelo Papa Francisco aos  jovens com orientações pastorais para toda a Igreja.

BAIXE AQUI

 

 

04. EXORTAÇÃO APOSTÓLICA EVANGELII GAUDIUM – A ALEGRIA DO EVANGELHO

O documento fala sobre o anúncio do Evangelho no mundo atual.

BAIXE AQUI

 

 

 

05. EXORTAÇÃO APOSTÓLICA GAUDETE ET EXSULTATE

Os desafios de ser santos no mundo atual. Em sua Exortação Apostólica ‘Gaudete et Exsultate’, o Papa dá indicações sobre como viver a santidade – um chamado que é para todos – em um mundo que apresenta tantos desafios à fé.

 

BAIXE QUI

 

06. DIRETRIZES GERAIS DA AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL (2019-2023)

Estas Diretrizes se constroem à imagem da Casa. Em seu duplo movimento, a Casa permite o ingresso e a saída. É, ao mesmo tempo, lugar de acolhimento e envio. Com isso, ela remete aos dois grandes eixos inspiradores dessas Diretrizes: comunidade e missão. A Casa é a imagem do que as Diretrizes chamam de comunidades eclesiais missionárias.

BAIXE AQUI

 

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

PALAVRA DO BISPO

Dom Antônio Carlos Cruz Santos

Dom Antônio Carlos Cruz Santos

Bispo Diocesano de Caicó

TUTELA DE MENORES

AGENDA DIOCESANA

SuMoTuWeThFrSa

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

 
 « ‹nov 2020› »