Notícias da Diocese

Diego Vale é selecionado para evento sobre economia com Papa Francisco

De 26 a 28 de março deste ano, Assis, a cidade de São Francisco na Itália, vai receber mais de 2000 economistas e empreendedores com menos de 35 anos, de diversos países, para participar do encontro “A Economia de Francisco”, evento convocado pelo Papa.

O propósito do Papa Francisco é reunir jovens pesquisadores, estudantes, doutorandos; empreendedores e dirigentes empresariais; inovadores sociais, promotores de atividades e organizações locais e internacionais. Jovens que lidam com o meio ambiente, pobreza, desigualdades, novas tecnologias, finanças inclusivas, desenvolvimento sustentável; em síntese, se preocupam com o bem estar das pessoas.

A comitiva de jovens brasileiros contará com cem jovens, sendo a segunda maior delegação. O Rio Grande do Norte contará com um representante, o jovem caicoense Diego Vale. “Fui convidado pelo nosso Bispo de Caicó – Dom Antônio Carlos – a participar do encontro em Assis e contribuir com esse debate sobre um novo pacto econômico global, a partir de nossa experiência e percepção de empreendedorismo no semiárido. A Economia de Francisco discutirá uma economia mais justa, sustentável e inclusiva”, explica Diego.

Diego Vale, tem 32 anos, caicoense e empreendedor.

Sócio diretor da agência Referência Comunicação, trabalhando com assesssoria de comunicação, publicidade e organização de eventos desde 2011. Como empresário também é da diretoria da CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas de Caicó-RN.

Diego foi secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Caicó (2017 e 2018).

Hoje é conselheiro representante da Diocese de Caicó no Conselho de Turismo do Polo Seridó, com a função de fomentar o debate sobre turismo religioso na região. Também está no grupo de estudo para a implantação da Pastoral do Empreendedor na Diocese de Caicó.

Diego é voluntário na organização da Festa de Sant’Ana de Caicó desde os 18 anos. O evento é considerado Patrimônio Cultural Brasileiro pelo IPHAN.

Atualmente estudante de Comunicação & Marketing (Universidade Potiguar), Diego já é formado em Direito e Gestão Pública (UFRN*), especialista em Fé e Política (CEFEP** e PUC-RJ) e mestre em Gestão Pública (UFRN)

* Universidade Federal do Rio Grande do Norte

**Centro Nacional de Fé e Política Dom Helder Câmara

Planos para o futuro:

A participação no encontro Economia de Francisco servirá como subdsidio para a implantação posteriormente da Pastoral do Empreendedor na Diocese (Acredito que a Pastoral será inédita no Regional NE 2).

Queremos levar para o evento as experiências exitosas do Seridó. Somos uma região que discute o desenvolvimento sustentável e a identidade do nosso território. É tanto que a Diocese esteve presente na fundação da ADESE – Agência de Desenvolvimento Sustentável do Seridó e na elaboração do Plano de Desenvolvimento Sustentável do Seridó. A Igreja do Seridó também estimula o cooperativismo, o associativismo e a economia solidária

Somos uma região com Economia pautada em micro e pequenas empresas, que tem casos fantásticos de inclusão e sustentabilidade.

Nos chama atenção a proposta do Papa Francisco de uma “Economia mais humana”. Sabemos o quanto temos empreendedores humanos em nossa região, mas precisamos fortalecer mais ainda esse debate. O evento será farol para nossa atuação.

Entre os temas exponenciais que serão debatidos na Itália durante o encontro mundial estão: economia, finanças, desenvolvimento, educação, redes, formas de organização e governança democrática. Os jovens participantes passaram por uma seleção no último mês de novembro.

Grandes palestrantes já estão confirmados, entre eles: Amartya Sem (economista e filósofo indiano, Prêmio Nobel de Economia 1998), Muhammad Yunus (empreendedor social de Bangladesh, banqueiro, economista, Prêmio Nobel da Paz 2006) e Vandana Shiva (estudiosa indiana, ativista ambiental, é uma das líderes e membros do conselho do Fórum Internacional sobre Globalização). O Papa Francisco fará o encerramento do evento.

 

PALAVRA DO BISPO

Dom Antônio Carlos Cruz Santos

Dom Antônio Carlos Cruz Santos

Bispo Diocesano de Caicó

TUTELA DE MENORES

AGENDA DIOCESANA

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 
 « ‹dez 2020› »