Notícias da Igreja

Dia Mundial do Migrante: o convite do Papa a rezar com ele

No próximo domingo, 29 de setembro, celebra-se o Dia Mundial do Migrante e do Refugiado. Para a ocasião, o Papa Francisco celebrará a Santa Missa na Praça São Pedro.

Bianca Fraccalvieri – Cidade do Vaticano

No Angelus do último domingo, o Papa Francisco fez um convite a todos os fiéis:

“ No próximo domingo, 29 de setembro, celebra-se o Dia Mundial do Migrante e do Refugiado. Para a ocasião, celebrarei a Santa Missa aqui na Praça São Pedro. Eu os convido a participar desta celebração para expressar também com a oração a nossa proximidade aos migrantes e refugiados do mundo inteiro. ”

A Rádio Vaticano/Vatican News transmitirá a cerimônia ao vivo, com comentários em português, a partir das 10h30 no horário de Roma (05h30 no horário de Brasília).

OUÇA A REPORTAGEM COMPLETA COM A VOZ DO PAPA FRANCISCO!

Ao final da missa, durante a saudação aos fiéis com o papamóvel, o Santo Padre inaugurará um monumento ao migrante. Depois, rezará a oração do Angelus.

Celebrado inicialmente no terceiro domingo de janeiro, o Dia foi transferido pelo Papa Francisco para o segundo domingo de setembro e, a pedido de várias Conferências Episcopais, para o último domingo deste mês.

O Dia Mundial do Migrante e do Refugiado chega assim à sua 105ª edição, com o tema “Não se trata apenas de migrantes”.

Na mensagem divulgada para este Dia, o Papa escreve: “Não está em jogo apenas a causa dos migrantes; não é só deles que se trata, mas de todos nós, do presente e do futuro da família humana. Os migrantes, especialmente os mais vulneráveis, ajudam-nos a ler os «sinais dos tempos». Através deles, o Senhor chama-nos a uma conversão, a libertar-nos dos exclusivismos, da indiferença e da cultura do descarte. Através deles, o Senhor convida-nos a reapropriarmo-nos da nossa vida cristã na sua totalidade e contribuir, cada qual segundo a própria vocação, para a construção dum mundo cada vez mais condizente com o projeto de Deus”.

Fonte: vaticannews.va