CONCURSO ESCOLHERÁ ARTE DO CARTAZ DA FESTA DE SANT´ANA DE CAICÓ

A ilustração que estará presente no material de divulgação e nos souvenires da Festa de Sant’Ana 2021 surgirá de um concurso e o autor da obra campeã ganhará um prêmio de R$ 1.000,00. O edital foi divulgado nessa segunda-feira, 19 de abril, pela Paróquia de Sant’Ana de Caicó.
Qualquer pessoa natural de Caicó-RN ou residente em Caicó poderá participar do concurso. “Basta ser criativo e gostar de desenho e pintura. Não é obrigatório que seja profissional! Caicó tem muitos talentos e queremos dar oportunidade para que um deles ilustre o cartaz da Festa de Sant’Ana 2021”, explica padre Alcivan Tadeus, pároco de Sant’Ana.
A ilustração deverá ser colorida, feita à mão (sem ferramentas tecnológicas), em formato A3, e conter uma composição da imagem da padroeira de Caicó e alguns dos elementos citados no Dossiê do IPHAN como essenciais para a existência da Festa de Sant’Ana: procissão, ofício de bordadeira, culinária típica, Poço de Sant’Ana, cavalgada, entre outros.
A inscrição é gratuita e por e-mail: [email protected], encerrando as 23h59min do dia 01 de maio. A comissão julgadora do concurso será formada por três membros, sendo um da Paróquia de Sant’Ana, um do IPHAN-RN e um da agência Referência. O resultado será divulgado no dia 03 de maio.

EDITAL

DIOCESE DE CAICÓ – RIO GRANDE DO NORTE
PARÓQUIA DE SANT’ANA DE CAICÓ
FESTA DE SANT’ANA DE CAICÓ 2021
CONCURSO “ARTE DA FESTA”
EDITAL 001/2021

A Paróquia de Sant’Ana de Caicó comunica aos interessados que estão abertas as inscrições para o Concurso “Arte da Festa” que resultará na escolha da ilustração para as peças de comunicação da Festa de Sant’Ana de Caicó 2021.

1. Disposições preliminares
A Festa de Sant’Ana de Caicó é realizada há mais de 300 anos no sertão do Seridó potiguar e recebeu em 2010 o título de Patrimônio Cultural Brasileiro pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Sant’Ana é considerada padroeira da Diocese de Caicó-RN e o festejo acontece ao final de cada mês de julho, com realização da Paróquia de Sant’Ana de Caicó.

2. Objetivo do concurso:
O concurso se destina a escolher a ilustração que comporá a peça gráfica central de divulgação da Festa de Sant’Ana de Caicó 2021. A ilustração será utilizada para a criação da identidade visual da Festa, com aplicações em papelaria, campanha para mídias sociais e souvenires que serão
comercializados pela Paróquia de Sant’Ana de Caicó. A representação visual deve traduzir a importância da Festa enquanto Patrimônio Cultural Brasileiro.

3. Formato da ilustração:
A ilustração deverá ser colorida, feita à mão (sem ferramentas tecnológicas), em formato A3, e conter uma composição da imagem da padroeira Sant’Ana de Caicó e alguns dos elementos citados no Dossiê do IPHAN como essenciais para a existência da Festa. O dossiê está disponível no link a seguir, a partir da página 103: http://portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/Dossie_festa_de_santana_caico.pdf
O candidato não precisa inserir em sua arte o nome da Festa, nem data, nem tema ou logotipos. Isso será feito posteriormente pela agência responsável pela comunicação do evento.

4. Critério de participação:
O candidato deve ser natural de Caicó ou residente em Caicó, devendo comprovar com cópia de RG ou comprovante de residência.

5. Inscrição:

A inscrição será gratuita e o candidato deverá enviar e-mail para [email protected] até as 23h59 do dia 01 de maio de 2021, contendo:
a) Nome completo, data de nascimento, endereço, telefone e mídias sociais;
b) arquivo digitalizado da ilustração;
b) memorial descritivo da obra (nome, técnica utilizada e breve resumo);
c) cópia de RG e comprovante de residência.

6. Calendário:
6.1.Lançamento do edital: 19 de abril de 2021
6.2.Período de inscrições: 20 de abril a 01 de maio de 2021
6.3.Divulgação do resultado: 03 de maio de 2021
6.4.Recebimento da premiação: 31 de maio de 2021
6.5.Entrega de tela pintada pelo vencedor: 31 de maio de 2021

7. Comissão julgadora:
A comissão julgadora do concurso será formada por 03 (três) membros, sendo: 01 (um) da Paróquia de Sant’Ana, 01 (um) do IPHAN-RN e 01 (um) da agência Referência Comunicação.

8. Premiação:
O vencedor do concurso receberá da Paróquia de Sant’Ana o valor de R$ 1.000,00 (hum mil reais) como premiação, certificado pelo 1° lugar no concurso e será divulgado em mídias da Paróquia.

9. Direito de reprodução:
A Paróquia de Sant’Ana terá domínio da arte premiada, podendo reproduzi-la em quaisquer peças de divulgação ou souvenires da Festa de Sant’Ana de Caicó 2021. Apenas a Paróquia poderá reproduzir e comercializar a obra. O vencedor do concurso também deverá entregar à Paróquia de Sant’Ana, até 31 de maio, uma tela pintada com a arte premiada no mesmo tamanho (A3).

10. Disposições Gerais:
O ato de inscrição representa a adesão incondicional do candidato aos termos desse edital e os casos omissos serão analisados pela Paróquia de Sant’Ana de Caicó. Qualquer dúvida pode ser encaminhada para o e-mail [email protected]

Caicó-RN, 19 de abril de 2021

Padre Alcivan Tadeus Gomes de Araújo