Notícias da Igreja

CNBB NE 2 convoca participantes para a 54ª Assembleia Pastoral Regional

O presidente da CNBB NE 2, dom Paulo Jackson de Sousa, enviou carta convocatória para as arquidiocese e dioceses de Alagoas, da Paraíba, de Pernambuco e do Rio Grande do Norte. No texto, acompanhado de ficha de inscrição, o epíscopo convida clérigos, diáconos, religiosas e lideranças leigas para a 54ª Assembleia Pastoral Regional.

O evento será realizado entre os dias 14 e 16 de outubro, no Convento Ipuarana, em Lagoa Seca (PB). Este ano, os participantes refletirão sobre o tema “A comunhão missionária do Regional NE 2 à luz das Diretrizes da ação evangelizadora da Igreja no Brasil” e lema “…eram perseverantes no ensinamento dos apóstolos, na comunhão fraterna, na fração do pão e nas orações (At 2,42)”. O assessor da assembleia será o bispo da Diocese de Cajazeiras (PB) e secretário da CNBB NE 2, dom Francisco de Sales Alencar Batista O. Carm.

Na carta, além de convocar todos os bispos, incluindo os eméritos e nomeados para alguma circunscrição do Regional, dom Paulo solicita as 21 Igrejas particulares que enviem três membros do Conselho Diocesano de Pastoral ou da Coordenação Pastoral. Deverá ser indicado também um representante de cada Setor, Associação, Movimento e Organização Pastoral de caráter regional, além de um integrante do presbitério.

O convite é extensivo aos superiores dos Institutos de Vida Consagrada e Socidade de Vida Apostólica e aos membros da presidência da Comissão dos Presbíteros (CRI), Comissão Regional dos Diáconos (CRD), Organização dos seminários e institutos filosóficos e teológicos do Brasil (Osib), Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) e do Conselho Regional dos Leigos (CRL). Todos de atuação em âmbito regional.

Nesta edição do evento, a  participação de leigos deverá ser maior com a ampliação em 25% do número de convocados em relação ao ano anterior. A expectativa é de que a 54ª Assembleia Pastoral Regional reúna cerca de 200 pessoas.

As arquidioceses e dioceses, comissões pastorais, movimentos e demais grupos convocados têm até o dia 30 de setembro para confirmar a participação dos seus representantes enviando a ficha de inscrição devidamente preenchida para os e-mails [email protected] e [email protected].

Identidade visual

A 54ª Assembleia Pastoral Regional da CNBB NE 2 terá sua identidade visual produzida pelo coordenador da Pastoral da Comunicação da Diocese de Caruaru (PE), padre Jerffeson Adelino. Os materiais como, por exemplo, cartazes, banners, bolsas e livros de orações, serão confeccionados a partir da arte criada pelo sacerdote e aprovada na última reunião do Conselho Episcopal de Pastoral (CEP), no último dia 20 de agosto.

De acordo com o sacerdote, foram usados símbolos inspirados no lema da assembleia deste ano. “O ensinamento dos apóstolos através da Palavra, a comunhão fraterna e fração do pão com os pães e trigo, e a oração representada pela vela. O contorno do mapa do Regional tem as cores missionárias”, explicou.

A pedido dos membros do CEP, padre Jerffeson incluiu as imagens de uma jarra derramando água em uma bacia, remetendo ao episódio do lava-pés que Jesus fez com os apóstolos. O símbolo acrescenta ao logotipo a caridade, ponto forte das Diretrizes da ação evangelizadora da Igreja no Brasil.

Fonte: https://cnbbne2.org.br

PALAVRA DO BISPO

Dom Antônio Carlos Cruz Santos

Dom Antônio Carlos Cruz Santos

Bispo Diocesano de Caicó

TUTELA DE MENORES

AGENDA DIOCESANA

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 
 « ‹dez 2020› »