ARQUIDIOCESE DE OLINDA E RECIFE INAUGURA CASA DO PÃO E RELANÇA CONGRESSO EUCARÍSTICO NACIONAL

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Arquidiocese de Olinda e Recife inaugura no dia 14 de novembro a Casa do Pão, com missa campal presidida pelo arcebispo do Rio de Janeiro, cardeal dom Orani Tempesta, às 16h. O evento marca o relançamento do 18º Congresso Eucarístico Nacional (CEN), que ocorrerá em 2022 na Igreja pernambucana.

A Casa do Pão será o legado do CEN e funcionará na rua do Imperador, no bairro de Santo Antônio, área central do Recife. Nela serão ofertados diversos serviços, tais como uma lavanderia, para que as pessoas em situação de rua possam fazer a higienização adequada das próprias roupas. Haverá vestiários com banheiros e chuveiros, para banhos dignos e área para os cuidados básicos de higiene pessoal.

O espaço ainda oferecerá atendimentos médico, psicológico e jurídico. Terá também grupos de apoio, oficinas e cursos profissionalizantes, refeitórios, além de uma capela para atividades religiosas e uma padaria, para consumo próprio e vendas dos produtos no local. A manutenção da Casa do Pão ficará a cargo de voluntários e do diaconato da Arquidiocese de Olinda e Recife, em parceria com instituições públicas e privadas.

A inauguração do equipamento e a Celebração Eucarística contará com a presença do público, respeitando as normas sanitárias de prevenção à Covid-19. Os que não puderem comparecer presencialmente, terão a oportunidade de acompanhar ao vivo pela internet e pelo canal da TV Evangelizar.

Após dois adiamentos devido à pandemia de coronavírus, o 18º Congresso Eucarístico Nacional, que estava previsto incialmente para os dias 12 a 15 de novembro de 2020, agora vai ser celebrado entre os dias 11 a 15 de novembro de 2022, com o tema: Pão em todas as mesas, e o lema Repartiam o pão com alegria e não havia necessitados entres eles (cf. At 2,45-47).

Ano jubilar de atividades

O 18º CEN acontece com a participação das províncias eclesiásticas de Pernambuco, da Paraíba, de Alagoas e do Grande do Norte, pertencentes ao Regional Nordeste 2 da CNBB.

A estrutura do congresso com 13 comissões tendo como presidente da Comissão Central, o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido. As demais Comissões são Teológico-Pastoral, de Liturgia, de Segurança e Relações Interinstitucionais, de Infraestrutura, da Feira Católica e Exposição, de Saúde, de Comunicação, de Cultura, de Acolhida e Hospedagem, de Voluntariado e das Novas Comunidades.

Com a celebração do relançamento do 18º CEN reinicia-se também o ano jubilar de atividades, com uma programação litúrgica arquidiocesana, bem como em nível regional. Estão previstas a realização de Círculos Bíblicos Eucarísticos, celebrações diárias da Hora Santa nas igrejas, lives para estudo do texto-base e a convergência das principais festas do calendário litúrgico com o tema do evento.

Programação

A programação do 18º CEN terá início no dia 11 de novembro de 2022,  às 8h, com a abertura da Feira Católica, no pavilhão do Centro de Convenções de Pernambuco (Cecon-PE), que fica em Olinda. Serão expostos produtos e serviços para igrejas e para o turismo, reunindo mais de 200 expositores nos ramos de editoras católicas, artigos religiosos, móveis, equipamentos e serviços para igrejas, educação católica e congregações religiosas. O acesso é aberto para todos, conforme orientações sanitárias de combate a Covid-19.

Em seguida, será realizada a Oração da Tarde com os bispos, às 15h, na Catedral Metropolitana do Santíssimo Salvador, no Alto da Sé, em Olinda. Na ocasião, serão entregues aos pontífices a réplica da cruz peitoral de dom Helder Camara. Logo depois, uma visita ao Museu de Arte Sacra de Pernambuco e um jantar no Seminário Nossa Senhora da Graça, que fica na mesma localidade.

Neste mesmo dia, acontece a Celebração Eucarística de Abertura, às 19h, na parte externa do Centro de Convenções de Pernambuco. A partir das 18h, padre João Carlos anima e acolhe o povo de Deus. Simultaneamente, duas exposições gratuitas vão fazer parte de todo o evento nas dependências do Cecon-PE.

A Exposição Servos de Deus vai contar a história dos Santos Mártires do Rio Grande do Norte, do venerável Frei Damião de Bozzano e dos servos de Deus Dom Vital, Padre Ibiapina, Dom Expedito Lopes, Dom Helder Camara, Irmã Adélia e Padre Francisco (SCJ). Ao mesmo tempo, a Exposição das Pastorais Sociais do Brasil vai mostrar as articulações e os trabalhos em prol dos menos favorecidos.

Ainda nas dependências do Cecon-PE, um Simpósio Teológico irá aprofundar o tema da Eucaristia com palestras de bispos, doutores e estudiosos de todo o país. Além de momentos de estudo do texto-base do 18º Congresso Eucarístico Nacional.

Centro de Convenções de Pernambuco/Divulgação

O simpósio acontece de 12 a 14 de novembro de 2022, das 9h às 13h. A reabertura das inscrições tem previsão para o dia 14 de novembro de 2021, no site cen2020.com.br, ao valor de R$ 100. O texto-base pode ser adquiro nas Livrarias Paulinas em todo o Brasil e demais livrarias católicas e também pelo site paulinas.com.br por R$12,50.

No segundo dia do Congresso, 12 de novembro, as 152 paróquias pertencentes a Arquidiocese de Olinda e Recife vão acolher os Bispos oriundos de todo o país para uma catequese com os paroquianos, em preparação da Celebração da Primeira Comunhão, que será realiza nas paróquias locais, no domingo, dia 13 de novembro de 2022.

Um outro momento visa aos jovens de idade e de vitalidade. A Vigília da Juventude, com início às 20h do dia 14 de novembro de 2022 seguindo até às 6h do dia 15, na área interna do Centro de Convenções de Pernambuco. A entrada é aberta ao público e com os cuidados previstos de combate à Covid-19.

Encerramento

No último dia do Congresso, 15 de novembro de 2022, a partir das 12h acontece o lançamento do Selo Comemorativo e o almoço com os Bispos e os moradores em situação de rua, num momento de partilha e comunhão. Esses eventos vão ser realizados na Casa do Pão, no Recife.

As atividades celebrativas finais do congresso têm início às 14h na praça do Marco Zero, área central do Recife, com padre Damião Silva e o show do Padre Reginaldo Manzotti animando o público presente. A Celebração de Encerramento acontece às 16h, com a presidência do representante enviado pelo Papa Francisco.

Logo em seguida, haverá procissão com o Santíssimo Sacramento pelas principais vias de acesso da cidade do Recife até o pátio da Basílica Nossa Senhora do Carmo, num percurso de aproximadamente 4 km. No local será realizada a benção com o Santíssimo Sacramento, findando assim mais um capítulo da história dos Congressos Eucarísticos Nacionais.

Fonte: https://cnbbne2.org.br/arquidiocese-de-olinda-e-recife-inaugura-casa-do-pao-e-relanca-congresso-eucaristico-nacional/